Ervas daninhas comestíveis: morugem ou erva-estrela

Tirar ervas daninhas é uma chatice. Uma chatice tão grande que vai ficando para mais tarde e as ervas, danadinhas, não se tiram, e o jardim vai ficando cada vez mais desmazelada …ou será esse um problema só meu? Mas uma coisa que me ajuda é quando consigo aproveitar algumas dessas ervas daninhas para comermos. Voilà! Comida selvagem, comida gratuita! E um jardim mais bonita…

Por exemplo, a morugem, ou erva-estrela, é comestível e tem propriedades medicinais: pode ser usado para acalmar/refrescar a pele em caso de irritação ou picada de insecto.

Identificar morugem (Stellaria media):

morugem (Stellaria media)

A morugem é uma planta rasteira, com folhas aos pares (um de cada lado de um caule peludo) e flores brancas, pequenas, com 5 pétulas dividas quase até à base, ao ponto de parecerem 10 pétulas. As plantas nascem logo no início da primavera e vão dando flor quase o ano todo… e semente logo à seguir, tanto que consegue estar a dar flor e a lançar sementes ao mesmo tempo. Daí ser tão difícil de eliminar das hortas e jardins (ela gosta de um solo rico e fértil, como aquele que tentamos proporcionar às nossas plantas). Mas não faz mal se estiver sempre a reaparecer: é mais para comer!

Comer morugem:

A forma mais fácil de usar morugem na comida é acrescentar a uma salada. Há um exemplo bem bonito aqui no trumbuctu. O sabor da morugem é mais forte, mais “selvagem”–por falta de uma palavra melhor–do que alface, por exemplo. Acho que uma salada só de morugem não ficaria muito agradável, mas numa mistura de verduras ou outros ingredientes é bonito e faz bem, pois é rico em vitamina C, fósforo e cálcio. Pode também ser acrescentado a sopas ou misturas de verduras salteadas (neste caso pode-se até usar o caule).

Curar com morugem:

Esta é uma utilização que ainda não testei, mas vou experimentar da próxima vez que tivermos picadas de insectos cá em casa ou que alguém toca nas urtigas (também comestíveis, mas isso fica para outra vez)… Supostamente, podemos esmagar ligeiramente a morugem e aplicar directamente na pele para aproveitar as suas propriedades calmentes e refrescantes.

———-

Já usou morugem para comida ou curas? Qual é a sua erva daninha preferida?

O que acham?